sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ecologia - Desafios para vencer

Inconsciência – Esse é o obstáculo mais simples de ser vencido. Às vezes as pessoas não contribuem por não saber. Mas isso é resolvido facilmente com uma boa explicação.
Egocentrismo – Quando a pessoa já está informada, cabe agora ela estar disposta a se mover a um favor comunitário. Às vezes a atitude ecologicamente correta tira a pessoa de uma zona de conforto, então, nessa hora várias pessoas lavam as mãos e ainda deixam a torneira aberta. Pessoas neste obstáculo muitas vezes até fazem uma coisa ou outra, mas no geral deixam de fazer várias outras coisas ao seu alcance se justificando pelo o que já fazem ou ainda se justificando pelo o que os outros não fazem.
Mudança de hábitos - Várias pessoas ficam conscientes e complacentes com as questões ambientais. Porém, ainda por vícios, acabam assumindo antigos costumes sem querer. Não tem problema, a solução para isso é manter-se atento e persistir que logo as ações ecologicamente corretas se tornarão habituais. Mas enquanto ainda é uma dificuldade, coloque lembretes em pontos estratégicos. Isso ajuda muito.
Paradigma – Esse é um problema sério. Podemos cometer o risco de fazer certas coisas que nunca percebemos o mal que isso faz, ou até percebemos que não é totalmente nocivo, mas não conseguimos imaginar uma solução. Lembro facilmente de vários exemplos de antigos paradigmas que foram quebrados por estarmos atentos a mais informações. A gente tem que tomar cuidado para não achar que já somos expert no assunto, pois sempre surgirá algo novo para aprendermos.
Infraestrutura – Depois que aprendemos um monte de coisa e nos dispormos a mudar de hábitos, arrumamos várias coisas do nosso meio e começamos uma nova vida. E aí, fora de casa ou do escritório, vimos outra realidade. Não encontramos lixos, não sabemos onde jogar óleo de cozinha, pilhas e baterias, e outros materiais complicados de se misturar com o meio ambiente. A infraestrutura deixa a desejar ainda muito e nós temos que nos adaptar com tudo isso.

Pessoas – Além da infraestrutura, encontramos pessoas que não tem o mesmo comprometimento que você e elas são um dos maiores obstáculos. Sei que as atitudes devem surgir de cada um isoladamente, mas andorinha sozinha não faz verãos, e as andorinhas que não voam, muitas vezes ainda buscam sabotar. A sabotagem vem de várias maneiras, atitudes que desfazem tudo o que foi feito, justificativas, ridicularizarão entre outros. O ruim que esse obstáculo é muito forte para desencorajar várias pessoas já engajadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário